EM BUSCA DO “MAR DE ALMIRANTE”

O mar, além de ser o grande impulsionador do comércio entre os povos, também proporciona imensa oportunidades de esporte e lazer. Para saber usa-lo não basta estar disposto a enfrentar seus desafios e armadilhas, mas principalmente ter interesse e competência para aprender a conhecê-lo, respeitá-lo e amá-lo. Neste contexto é que se integra o aprendizado sobre segurança no mar e as responsabilidades do comandante da embarcação.

Os acidentes, que infelizmente continuam a ocorrer em grande quantidade, não nos deixam esquecer da necessidade de conscientização da segurança por parte dos proprietários de embarcações, de nós, marinheiros, dos responsáveis pela divulgação das coisas do mar e por todos os usuários dos mar. Neste esforço é que, dentro da campanha efetuada pela Diretoria dos Portos e Costas (DPC), se inserem os seminários de conscientização da segurança no mar que estamos realizando, periodicamente, em Angra dos Reis, no Instituto de Desenvolvimento Profissional da Marina Verolme (IDEP-MV), fundado em setembro de 2003 pela Marina Verolme, Intermarine e Raymarine.

Objetivamente formar e treinar o profissional náutico, o Instituto já levou a 160 marinheiros da área de Angra os conhecimentos essenciais de segurança no mar, responsabilidades do comandante de embarcação, meteorologia, comunicações no mar, métodos de navegação, GPS, radar sonda, prevenção do meio ambiente marítimo e noções comportamentais.

Deste modo estamos mostrando que devemos aprender a guardar, respeitar e considerar três regras básicas que nunca devem ser esquecidas por quem vai ao mar:

  • Conhecer o mar, o seu barco e as regras de segurança o melhor que puder;
  • Prepare-se em terra para ir ao mar e,
  • Tenha em mente que o mar sempre maltrata e castiga os arrogantes, os imprudentes e os incautos.

Estamos absolutamente certos de que todos nós – principalmente nossos marinheiros -, ao priorizar estas afirmativas e adquirir cada dia mais conhecimentos e experiência, podemos estar bem mais tranqüilos e navegar em “mar de almirante”.

Compartilhe!